top of page

 A grande arena de Neveri teve seu início durante as batalhas sulinas, que visavam o expansionismo de Deiderra e seu soberano, Heranim. O reino estava em seu ápice, muita glória e vitória, era autosuficiente, política e economicamente, por ter donimado muitos territórios com relevo e clima distintos, o que abria um amplo leque de opções na agropecuária e também dominara povos que mesmo escravizados tiveram influência nas ciências e cultura de Deiderra.

 Heranim esbanjava suas riquezas, comprando cerca de 150 esposas e em festas mensais cheias de luxo e elegância. Entretanto, o rei tinha um lado perverso e sádico que revelou-se quando entediado. Após ganhar as guerras sulinas, sentiu-se satisfeito, no entanto, descontente. Heranim reunira os três maiores sábios da época, que deveriam responder a seguinte pergunta:

    "O que fazer para me divertir, uma vez que minha maior alegria é a guerra e não há mais pelo o que guerrear?"

 O primeiro apresentou ao rei algumas vilas e aldeias no interior de Deiderra que mostravam resistência, provocando alguns conflitos armados e que, para se divertir, o rei poderia dizimá-las com brutalidade. Ao que Heranim disse: "São vilas e povoados pequenos, bastaria um ataque para que eu me livrasse delas e retornasse ao meu tédio".

 O segundo grande sábio, pomposo em sua glória, trouxe um enorme mapa ao rei e apontou para terras distantes, de outros senhores e disse-lhe que deveria dominar todo o mundo, tudo o que ainda não estava sobre seu domínio, pois levaria vários anos para que isso se concretizasse e só assim o rei se divertiria. Ao que o mesmo, sem demonstrar qualquer ânimo, lhe disse: "Não importa o tempo, eu conquistaria todo o mundo, mas e então? Eu voltaria ao meu tédio infindável".

 O terceiro sábio era muito esperto, apesar de ser mais humilde que os demais, apresentou a Heranim um pedaço de papel onde havia um grande pentágono desenhado. O rei não entendeu, pois pensava se tratar de algum continente e nunca havia visto um que tivesse aquela forma. O sábio sorriu ao senhor e como quem bate papo, contou ao rei a sua ideia. O pentágono modelava as paredes de um enorme reino dentro de Deiderra, mais precisamente uma arena, onde ninguém pode sair uma vez que esteja do lado de dentro com os enormes portões fechados. Várias nações e povos deveriam enviar os melhores guerreiros para a arena, onde deveriam viver confinados, criando por si mesmos o alimento, a moradia e as demais necessidades para a sobrevivência. Como consequência, os homens iriam procurar proteção, formando vilas, clãs e cidades, haveria guerra novamente e revoltas também. Seria um mundo dentro de Deiderra, um tabuleiro onde os grandes senhores fariam a sua aposta, mas sem poderem interferir no jogo. 

 Heranim então fundou a arena de Neveri, sua perversidade aflorava durante os jogos e com a inerente necessidade de também participar, transformara-se em um enorme leão que ainda hoje perambula por toda a arena, em busca de carnificina e guerra.

 Desde a sua criação Neveri sofreu alterações, tornando-se cada vez mais desenvolvida e complexa

bottom of page